Translate

sábado, 4 de março de 2023

CRÍTICA HQ| SIN CITY: SEXO E VIOLÊNCIA, DE FRANK MILLER

Uma narrativa visual eficiente, inventiva e envolvente 

Por Victor Hugo Sigoli de Campos 

Data: 23/02/2022




História em quadrinhos neo-noir produzida por Frank Miller, parte do cânone da série Sin City. Um homem está dirigindo em uma tempestade de neve à noite, quando encontra uma mulher caída na estrada e decide ajudá-la, ela se chama Delia e está de vestido azul e um casaco, e consegue carona com Phil. Ao longo do trajeto os dois desconhecidos começam a conversar e, de repente, estão flertando.

Em sua mente o rapaz revela seus desejos ao leitor, e Delia, convenientemente, fala o que ele quer ouvir. Ao parar o carro vão para Os Poços de Piche de Santa Yolanda, uma área com floresta e estátuas de dinossauros, um local estranho para transar... A arte, bela e assustadora, indica como a situação vai terminar, observe a harmonia, entre texto e visual nessa parte.





O quadrinho é desenhado em preto e branco com traços bastantes realistas de Miller, Phil está apreensivo desde o início, e Délia, embora, converse com ele querendo agradá-lo, seu vestido e seus olhos azuis simbolizam frieza e apatia. “Sexo e Violência” é um conto do cânone da série, uma história de cotidiano sobre os moradores da cidade, similares às pessoas comuns.


O estilo noir destaca separadamente todos os elementos da imagem, a adição de cores desenvolve os personagens, e o roteiro conciso torna essencial para a narrativa o aspecto visual, pois, a mensagem é transmitida nos eficientes traços e tinta de Frank Miller.

 Clique aqui e baixe Sin City - Sexo e Violência






Ficha técnica da HQ 

País de origem: Estados Unidos 

Nome: Sin City: Sexo e Violência 

Autor: Frank Miller 

Editora original: Dark Horse   

Data original de publicação: 1997

Editora no Brasil: 

Tradução: Fucking Bastards 

Data de publicação: 25/11/1999

Páginas: 31