Translate

sábado, 7 de agosto de 2021

CRÍTICA | AMOR DE PERDIÇÃO, DE CAMILO CASTELO BRANCO

Escrito por Victor Hugo Sigoli de Campos em 03/08/2021




O escritor português Camilo Castelo Branco publicou em 1862, o livro Amor de Perdição. O autor  aborda em primeira pessoa, a trágica história de um amor proibido, que ele conheceu através de documentos e por histórias que ouviu falar. Teresa e Simão são vizinhos, adolescentes e muito apaixonados um pelo outro, suas famílias inimigas, ela da família Albuquerque, e ele da família Botelho.
 
O corregedor Domingos Botelho é casado com Rita Preciosa e, é pai de cinco filhos, entre eles, Simão, Manuel (pai do autor do livro), Rita. Simão Botelho é um jovem explosivo e indolente, depois de defender um criado da família de espancamento, o pai o envia para a Universidade de Coimbra, para que os estudos redimissem o seu temperamento violento, mas o rapaz é preso por arruaças e, ao sair da cadeia retorna a sua cidade natal, Viseu, e conhece Teresa de Albuquerque. Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, é contra o romance de Simão e Teresa e, ordena que ela se afaste do rapaz e a incentiva a casar com o seu primo Baltasar Coutinho, pois tem o objetivo de aumentar o patrimônio financeiro da sua família.


Teresa contraria as ordens do pai e se corresponde com Simão por carta, então Baltasar decide matar o seu rival. O protagonista é ferido durante o ataque, mas é salvo por João da Cruz amigo da sua família, e Mariana filha de João, cura o ferimento de Simão e se apaixona pelo rapaz. A obra tem estrutura novelesca, o herói Simão Botelho é apaixonado e corajoso, portador de ideais revolucionários, é capaz de fazer tudo pela sua amada, inclusive matar ou até mesmo morrer... Teresa é a heroína romântica, apaixonada e obstinada e, se opõe ordens de seu pai e também as tradições da sociedade da época.



O vilão Baltasar Coutinho, que deseja casar com Teresa, simboliza os burgueses medíocres que não sentiam “amor verdadeiro”  e casavam por interesses. João e Mariana são camponeses, e ajudam Simão curando o seu ferimento e dando-lhe dinheiro e mantendo-o escondido em sua casa. Mariana escolhe ajudar Simão e Teresa a ficarem juntos, por causa do amor que sente pelo rapaz, porém, a personagem silencia o seu sofrimento, por causa das suas decisões.


A narrativa do livro “Amor de Perdição” é linear, privilegiando o leitor que acompanha as ações dos personagens nos momentos em que elas acontecem, são apresentadas suas paixões, desavenças, delírios, conflitos, que enfatizam o desenvolvimento dos personagens e constituem seu mundo romântico. Releva fatos praticados pela aristocracia portuguesa na época, por exemplo, casamento entre primos para elevar o poder das famílias. Em meio à idealização que desponta no romance, vemos que os personagens agem pelas emoções e opondo-se as tradições da sociedade. 



                 Ficha Técnica

                Nome: Amor de Perdição

                Autor: Camilo Castelo Branco

                Editora: Click Editora/ O Estado de São Paulo

                Número de páginas: 160




                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.