Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2020

CRÍTICA | AS AVENTURAS DE TOM SAWYER, DE MARK TWAIN

Com bom humor e leveza Mark Twain aborda a infância de sua época         

  Escrita em 30/06/20 por Victor Hugo Sigoli de Campos                                    

      






                                            






“As Aventuras de Tom Sawyer” foi publicado em 1876 por Mark Twain pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens. Tem o objetivo de retratar a infância, baseando-se na própria infância do escritor, vivida trinta anos antes, em Hannibal, cidade do Missouri. 

Tom Sawyer é um garoto de dez ou onze anos que vive com sua tia Polly e os primos Sid e Mary. É o típico povoado pequeno de interior, onde mora uma comunidade em que todos se conhecem, se reúnem, frequentam à casa uns dos outros, e cheio de superstições. Como muitos garotos da sua idade, Tom gosta de brincar com os amigos, flertar com garotas, não gosta muito dos mais velhos e, é muito hiperativo e astuto. Seus melhores amigos são Huckleberry Finn e Joe Harper, e Becky Thatcher é a garota de seus sonhos.       

O autor é o narrador-observador, desenvolve os personagens com imparcialidade e sem interagir com eles, mas, como o mesmo declara Sawyer e Finn existiram e as aventuras são o reflexo da realidade. A história “O escaravelho e o cão” nos apresenta o lado travesso do protagonista. Os contos “O alegre acampamento de piratas” e “No covil de Injun Joe”, destacam à personalidade aventureira de Tom, Finn e Joe. Todas as aventuras se passam em 1876, onze anos após a Guerra Civil norte-americana e o livro não discute as consequências do conflito, mas o racismo é um problema perceptível na sociedade dessa época, embora o autor não se aprofunde.

O fato dos protagonistas serem crianças não leva o leitor a ver os erros que eles cometem, e isso não é necessariamente um equívoco, pois, quando somos crianças não percebemos os erros que cometemos. Enquanto, os adultos são abordados como autoritários e ignorantes, e são colocados como os antagonistas da estória. Mark Twain ou escreveu com realismo e leveza sobre sua infância e a de seus amigos. 


Ficha Técnica

Nome: As Aventuras de Tom Sawyer

Autor: Mark Twain

Editora: Nova Cultural

Número de páginas: 221



                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.