Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

CRÍTICA HQ | SOB O SOLO, DE BIANCA PINHEIRO E GREG STELLA

                                   O quadrinho cult brasileiro          

                                          Escrita em 14/08/2020 por Victor Hugo Sigoli de Campos 


 
                                             

A história em quadrinhos Sob o Solo é uma publicação nacional da editora Pipoca e Nanquim. Após sofrerem um ataque do inimigo, dois soldados se refugiam em um bunker. Isolados e com um deles ferido a única esperança que eles têm é pedir ajuda usando um rádio comunicador.                                                                           

Os personagens são feitos de palitinhos e não possuem rostos e nomes. Dois soldados comuns que não possuem altas patentes e vão à guerra apenas para fazer número. Enquanto tentam conseguir ajuda, vão se conhecendo melhor, e são revelados os passados dos dois personagens.    

O “Soldado Ferido” conta ao companheiro algumas experiências que teve no campo de batalha. Conta que certa vez precisou se rastejar no meio de escombros para sobreviver a um bombardeio, fato que inflou ainda mais o seu orgulho e o motivou a permanecer no exército. Enfim, depois de dois anos, ferido e definhando lentamente dentro de um esconderijo, o seu maior medo é morrer e ser esquecido.             

O “Outro Soldado” é jovem e inexperiente. Ao longo da história seu estado mental é fortemente acometido pela situação claustrofóbica que os personagens se encontram, a ponto de delirar, imaginar e conversar com pessoas. É nos devaneios do pobre rapaz que conhecemos outros personagens dentro do abrigo subterrâneo e a história chega seu ao clímax, temos um diálogo sobre caçador e presa que reflete à situação dos dois sobreviventes dentro do esconderijo.      

A arte gráfica de Bianca Pinheiro é minimalista, e transmite a sensação de que o leitor está dentro do bunker observando silenciosamente a narrativa. Os “zooms” que Bianca aplica pontualmente ao longo da história nos aproximam dos personagens e de suas emoções. O roteiro de Greg Stella é objetivo e econômico, engraçado e profundo, humaniza os personagens expondo suas histórias pessoais. 

Sob o Solo é uma narrativa gráfica diferente artisticamente, com quadros verticais, nos permitem ver cada ação, cada movimento, dos dois soldados. No final quando “Outro Soldado” decide sair do esconderijo, nos questionamos, se o que aconteceu dentro do bunker foi fantasia ou realidade. Assim como as Grandes Obras da Literatura, como Hamlet de Shakespeare, como A Metamorfose de Kafka, Sob o Solo apresenta características marcantes, sensibilidade, reflexão e uma arte diferente que incentiva o leitor a olhar mais de perto para compreender a estória.

    

Ficha Técnica 

Nome: Sob o Solo 

Autor: Bianca Pinheiro e Greg Stella 

Editora: Pipoca e Nanquim 

Número de páginas: 104



                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.