Translate

sábado, 28 de junho de 2025

CRÍTICA - TEX - VOL 6: O VALE DO TERROR, GIAN LUIGI BONELLI

A Hq antiga de Velho Oeste que mistura terror com ação 

Arquivo pessoal


O "texas ranger" Tex Willer se encontra num vale em meio a uma escuridão aterrorizante, este é o Vale do Terror, uma região onde misteriosos assassinatos estão acontecendo, e Tex está lá a pedido da autoridade da cidade de Morelos para solucioná-los. Ele, deve atravessar o Vale para chegar na pequena cidade...então adentra a escuridão, enquanto ouve sons de tambores vindo de algum lugar. Depois de caminhar por algum tempo com seu cavalo, chamado “Dinamite”, encontra um acampamento de cowboys e, eles contam a Tex os acontecimentos, há dois anos pessoas são decapitadas na planície e suas cabeças são roubadas pelo assassino, e os vaqueiros creem que a nova vítima seja seu amigo Slim 

Então, surge uma versão explicando os macabros acontecimentos da região, a de Ben, morador de Morelos, diz ao protagonista ter sido seguido à noite por um macaco de dois metros de altura correndo a cavalo e empunhando um facão. Willer e os vaqueiros começam a investigar a região, encontram pegadas de macaco, e uma trilha seguindo para uma montanha junta ao “O Lago da Águia”, agravando ainda mais o mistério, é dito que o local era usado por índios comanches em rituais.  

Nas imediações do vale há uma fazenda, onde vivem um senhor chamado Juan Barrera, sua filha Gilda e uma índia chamada Mayumba que trabalha na casa. Tex conhece os moradores da casa, eles falam sobre o medo do “primata assassino”, ele se empatiza por Juan e resolve uns problemas para Gilda, mas com Mayumba a relação é hostil. A população da pequena cidade acredita em ser sobrenatural, porém Tex crê que se trata de um ser humano.  

Gian Luigi Bonelli compõe a história "O Vale do Terror" com os elementos clássicos das histórias de Velho Oeste, cowboys confrontando um perigo, uma pequena cidade no meio de um vasto deserto, um vale misterioso, conflitos entre brancos e índios, de forma bastante "inocente", pois a maior parte do público era infantil, porém, o resultado da experiência de leitura é um grande interesse em conhecer mais sobre aquele período, por meio de mais livros, HQs e filmes entre outras produções. O autor une aspectos ficcionais à realidade, o gorila assassino em uma cidade do Velho Oeste que foi desenhada de forma bastante fiel, os estabelecimentos - bar, delegacia, deserto, casa dos Barrera - entre outras localidades de destaque, Lago da Águia, O Vale do Terror, assim como, o município Morelos localizado no México. Tem um enredo cheio de ação e perigos, em uma época distante e muito hostil e misteriosa.    

País de origem: Itália

Nome: Tex - O Vale do Terror

Autor: Gian Luigi Bonelli

Editora: Bonelli Editore

Ano de publicação: 1977

Número de páginas: 113


O segundo da esquerda para direita é Tex Willer.
E, os outros são os vaqueiros a procura de seu amigo Slim.

A Fera com seu facão perseguindo suas vítimas à noite. 


Tex no Vale do Terror.



O Lago da Águia uma das localidades mais emblemáticas da história.