Translate

sexta-feira, 26 de março de 2021

CRÍTICA | O VERMELHO E O NEGRO, DE STENDHAL


Escrita em 21/03/21  Victor Hugo Sigoli de Campos 







“O Vermelho e o Negro” é um livro francês do movimento Realista, escrito em 1830 por Stendhal pseudônimo do escritor Henri – Marie Beyle. O livro narra à história de Julien Sorel filho de carpinteiro e cuja maior ambição é a ascensão social. Julien é contratado pelo nobre senhor de Rênal para ensinar latim aos seus filhos.

Enquanto Julien leciona para os filhos do senhor de Rênal surge à paixão pela esposa do patrão, que corresponde e ambos permanecem cultivando-a por anos. O protagonista é astuto e consegue se envolver na elite política e ao ser nomeado para um cargo adjunto também se envolve em mais intrigas amorosas. Os amores de Julien são sublimes, não são demonstradas as consumações de suas relações, romances que acontecem em conformidade com sua profundidade acarretando consequências.

Enquanto Sorel trabalha para a nobreza francesa e integra tramas políticas, o leitor tem a impressão de que o personagem está manipulando a elite francesa que age de forma alienada em relação aos atos do Julien.

O livro é precursor do Realismo na Europa, herdando influências do Romantismo, pois os personagens agem com a paixão, são imersos por ela, assim como na obra Amor de Perdição do escritor português Camilo Castelo Branco. O livro é denso, mas também é monótono e pouco entretém o leitor. O seu objetivo é a crítica social ainda seja idealizada, reflete sobre a hipocrisia e o materialismo da elite francesa.    

 

Ficha Técnica 

Nome: O Vermelho e o Negro

Autor: Henri Marie-Beyle

Editora: Nova Cultural 

Número de páginas: 350


              


                                              



 

sexta-feira, 12 de março de 2021

CONHEÇA OS AUTORES DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS "O REI AMARELO"

 Nesta publicação os autores da HQ brasileira "O Rei Amarelo". 

 Escrita em 29/08/2020 por Victor Hugo Sigoli de Campos      


                                   

                                                                 Fonte: Google Imagens

Pedro Pedrada

Mora em São Paulo, é estudante de Artes Visuais, ilustrador e quadrinista. Em parceira com Felipe Lisboa Castro, lançou em 2011 a HQ em formato digital Moinho. Em 2012, desenhou a história “O tempo não espera” na HQ Ida e volta, projeto de Raphael Fernandes e também ilustrado Doug Lira e Rafa Louzada.  

Facebook.com/pedrada.art                            

Site: pedropedrada.culturalspot.org 


Tiago P. Zanetic

Quadrinhos e literatura sempre foram a parte mais importante da sua vida. Formou-se roteirista na Quanta Academia de Artes e logo ingressou no mundo dos quadrinhos no Gibi Quântico, publicação vencedora do Prêmio HQ Mix de 2015. Na literatura, é autor do livro Onze Reis – Principia (Callis). Tenta usar o resto de seu tempo para escrever para o site HomoNerdiens. Um dia ele jura que vai descansar, um dia...

E-mail: tiagopzanetic@gmail.com


LuCAS Chewie

Com amigos, criou o fanzine Porão. Fez o curso de quadrinhos de Ofeliano de Almeida. Estreou profissionalmente nas HQs em Julho de 1994, na revista de RPG Dragão Dourado. Participou das publicações Coleção Assombração, Luzes no Caminho, Uma Aventura no Descobrimento do Brasil, A Luneta Mágica, Noite na Taverna e HQs para empresas. Técnico em publicidade e design gráfico, graduado pela Escola de Belas Artes – UFRJ. Faz ilustrações, storyboards e animação para TV.   


Mauricio R. B. Campos

É paulistano e mora em São Carlos. Como contista, publicou em antologias e no Clube de Autores o livro Mosaicos Urbano. Organizou a antologia Detetives de S.A. (Darda). Foi vencedor do III Prêmio Cidade Poesia e V Concurso de Contos Livrarias Curitiba.

Site: mauriciorbcampos.com.br    Blog: overshockblog.com.br 


                                      

                                             Fonte: Google Imagens

Péricles Ianuch                      

Nascido em Porto Alegre. Além de fazer quadrinhos, trabalha com ilustração e animação. Participou do terceiro volume do projeto Bartkira, ilustra a webcomic O Homem da Capa Amarela, lançou em Pant em 2014 e atualmente está desenvolvendo uma série em quadrinhos intitulada Spooky Vlog.    

Site: pepe-si.tumblr.com


Airton Marinho

Jornalista e administrador, mas gosta mesmo é de fazer quadrinhos. Publicou nas coletâneas Gibi Quântico (ganhador do troféu HQMix na categoria Melhor Publicação Mix de 2015) , Máquina Zero e Imaginários em Quadrinhos v. 2. Paraibano rejeita coisas meigas e fofas, toma cerveja a qualquer hora do dia, fala pouco e escreve muito.

 E-mail: airtonmarinho@yahoo.com.br

 

Marcos Caldas

É ilustrador e freelancer, sendo colaborador regular da revista MAD desde 2014. Entre um trabalho e outro, arruma tempo para desenvolver alguns projetos pessoais. Gosta de quadrinhos porque é uma das formas mais completas e divertidas de se contar qualquer tipo de história.

E-mail: hqmarcos@gmail.com



Erik Avilez

É graduado em Relações Internacionais na UFRJ, escritor ocupado com cinema e TV, e trabalhando (quando sobra tempo) com comércio exterior e tradução.

Co-criador e redator do site www.pontojoao.com    Twitter: @erikville 


                                           

                                              Fonte Google Imagens

André Freitas

Ilustrador e designer formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Cursou Quadrinhos e Ilustração na Fábrica de Quadrinhos. Ilustrou livros para várias editoras. Co-editou e publicou na revista Front da Via Lettera (ganhadora do HQ Mix). Lançou Ozman: Nemesis (2013) e Ozman: Harpocrates (2015). Em 2014, ilustrou a HQ que adapta o livro Onde andará Dulce Veiga? de Caio Fernando Abreu. 


Tiago Rech

Natural do Rio Grande do Sul, graduado em Jogos Digitais pela Universidade de Feevale. É fã de Cosmere de Brandon Sanderson estilo Earthbound e Persona. Vive em Brasília, é roteirista e modelador 3D na Otus Game Studio e Behold Studio.

E-mail: tiagorrech@gmail.com                            Twitter@villagenpc 


Victor Freundt

Ilustrador e professor de Histórias em Quadrinhos da Escola Oficina de Santos. Publicou nas revistas MADMundo Canibal e Mundo Estranho. Publica quadrinhos com seu amigo e roteirista Bruno Bispo sob o Selo Bispo Freundt desde 2008, no Brasil e em Portugal. Em 2013, foram indicados ao prêmio Central Comix (Portugal), na categoria Melhor Obra Curta com a HQ TAO. Em 2014, ilustrou Terra Morta: Obsessão de Vitória pela Draco.   

Instagram.com/freundt_1984                      Facebook.com/bispofreundthq 


Rafael Levi

Nascido no epicentro da política brasileira, no Grande ABC, em plenos anos noventa, com a convergência de mídias e a globalização. Trabalha com Direção de Arte e Design. Destacava-se pelos desenhos, mas sua paixão sempre foi pelas histórias, linguagem e poética. Estudante do oculto, niilista e materialista, ainda procura uma construção digna se sentido através do existencialismo.

E-mail: levi.deluca@gmail.com


Samuel Bono  

Desenhista. Trabalha como ilustrador em agências de publicidade. Professor de desenhos e histórias em quadrinhos na escola HQEMFOCO. Como quadrinista criou As Tiras do Bucha, um super-herói de Itaquera, publicado com regularidade no zine Subterrâneo. Participou de histórias na revista Área Hostil com Gerson Witte e tiras do Homem Grilo. Mais recentemente, participou do álbum São Paulo dos Mortos e Pelota, escrito por Daniel Esteves.

Site: samuelbono.blogspot.com.br/


Raphael Salimena

Após ser acometido por raríssima alergia a dinheiro em 2006, entrou para o mundo dos quadrinhos. Desde então já teve trabalhos veiculados em jornais, revistas, livros, portais e canais de TV. Na Internet, mantém o site de tiras linhadotrem e a HQ online St. Bastard (St.Bastard.com.br)Vive isolado em Juiz de Fora – MG, onde rouba crianças e esfola animais nas horas vagas.

 

                                    

                                                      Fonte: Google Imagens

                 Crítica "O Rei Amarelo"

Fonte: Editora Draco

Site: www.editoradraco.com