Translate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

QUEM É UMBERTO ECO?

 Conheça Umberto Eco, o autor de O Nome da Rosa 

Escrita em 26/ 12/ 2020 por Victor Hugo Sigoli de Campos. 



Umberto Eco nasceu em 5 de janeiro de 1932, em Alexandria, cidade do noroeste da Itália. Viveu a infância sobre a sombra do fascismo. Aos dez anos, foi vencedor de um concurso de redação, cujo tema era “Devemos morrer pela glória de Mussolini e pelo destino imortal da Itália?”

Em 1956 Eco escreveu o livro “II Problema Estetico de San Tommaso”, onde realizou estudos dos textos de São Tomás de Aquino. Estudou Filosofia na Universidade de Turim, doutorou-se em estética medieval em 1961. Ministrou cursos na Europa e nos Estados Unidos, e em 1971 começou a lecionar na Universidade de Bolonha.



                                                                                                   Fonte: Google Imagens 

A carreira do autor é definida tanto por livros de crítica literária, quanto por romances. Exerceu influência nos círculos intelectuais ao estudar os fenômenos de cultura de massas, como, cartazes, histórias em quadrinhos e telenovelas. Nos anos 70 se dedicou aos estudos de semiótica e influenciado por filósofos como John Locke, Kant e Peirce, desenvolveu novas perspectivas sobre o tema.

Entre os livros mais conhecidos do autor, estão “Tratado Geral da Semiótica” (1975), “O Nome da Rosa” (1980), “Arte e Beleza Na Estética Medieval” (1986), “O Pêndulo de Foucault” (1989) e “O Segundo Diário Mínimo” (1992). Suas últimas obras publicadas são “O Cemitério de Praga” (2010), “Confissões de Um Jovem Romancista” e “Construir o Inimigo”, ambas de 2011 e “Número Zero” (2015). O autor faleceu em 19 de fevereiro de 2016 em Milão.

  Fonte: Biografia de Umberto Eco - eBiografia  

               
                     Fonte Google Imagens                                                                                                                                                                                                                                                                                              Fonte Google Imagens


Crítica O Nome da Rosa


                                                                                       

                                                    

sábado, 9 de janeiro de 2021

CRÍTICA HQ | SANDMAN: PRELÚDIOS E NOTURNOS VOL. 1, DE NEIL GAIMAN E MIKE DRINGENBERG

    Escrita em 07/01/20 por Victor Hugo Sigoli de Campos


                            O início de uma jornada antropomórfica 

história em quadrinhos Sandman foi escrita em 1987 pelos autores ingleses, Neil Gaiman e ilustrada por Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Chris Bachalo, Michael Zulli, Kelley Jones, Charles Vess, Coleen Doran e Steve Parkhouse. O título é publicado pelo selo de títulos adultos da DC. Comics, a Vertigo, que criou séries como Hellblazer e Monstro do Pântano. À trama começa em 6 de junho na cidade de Wych Cross, Inglaterra, onde, os integrantes da sinistra organização chamada Ordem dos Antigos Mistérios tenta capturar à Deusa da Morte, mas não conseguem e apanham o Sonho.                                   

   

Fonte Google imagens 

O Deus do Sonho ou Morpheus governa o Sonhar, ou seja, o Mundo dos Sonhos, e suas obrigações são guardar às fronteiras entre às coisas, já que é possível que elementos do Sonhar escapem para o mundo dos humanos ou outras dimensões, e garantir que as pessoas sonhem os sonhos certos e os pesadelos ocorram como devem ser. Com Sonho aprisionado às consequências da sua ausência impacta o seu mundo, que entra em destruição, e também o homem, que sofre com a “doença do sono”. Sandman é dos Perpétuos, assim como, Delírio, Desejo, Desespero, Destino, Destruição e Morte são divindades que representam vários aspectos do universo da série. O roteiro de Gaiman é apoteótico e obscuro e combina terror, fantasia e super – heróis, com diversas referências que vão de fatos até Caim e Abel personalidades da Bíblia.

No primeiro volume somos apresentados ao reino do Senhor dos Sonhos, um ser que é místico e mágico (como na imagem abaixo), embora tenham muitas histórias a serem contadas nos arcos seguintes, creio que os autores poderiam ter mostrado Sandman agindo dentro dos sonhos dos humanos. 

                                                                                                         Fonte Google imagens

O foco deste arco é Morpheus em uma história e de todos os seus personagens com destaque para Roderick Burgess, Constantine, As Três Bruxas, Lúcifer, são bem desenvolvidos e influenciam efetivamente à história do protagonista. Acredito que na sequência os autores personificarão os outros deuses do universo de Gaiman, e colocando – os sempre em colisão com outros elementos e sempre despertando perspectivas nos leitores.               

 

                  

Para visualizar imagens de Sandman, clicar no link do site aminoapps: Sandman:Prelúdios e Noturnos | Comics Português Amino (aminoapps.com)


         

Ficha Técnica

Nome: Sandman: Prelúdios e Noturnos Vol. 1 

Autor: Neil Gaiman, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Chris Bachalo, Michael Zulli, Kelley Jones, Charles Vess, Coleen Doran e Steve Parkhouse

Editora: Vertigo/ Pixel

Número de páginas: 132