Translate

sexta-feira, 26 de maio de 2023

CRÍTICA| BATMAN - ANO UM, DE F. MILLER, D. MAZZUCCHELLI E R. LEWIS

Uma história empolgante e inventiva

Por Victor Hugo Sigoli de Campos

Data: 16/04/2023



A graphic novel "Batman – Ano Um" foi escrita em 1988 com o objetivo de reintroduzir o personagem e seu cânone, após, a editora DC Comics dar início a um período com produções de teor adulto, na execução do projeto estavam Frank Miller no roteiro, David Mazzucchelli no desenho, e Richmond Lewis nas cores, e criaram o prelúdio para a saga do Cavaleiro das Trevas - leia a crítica aqui. Bruce Wayne passou doze anos desde a morte dos pais vivendo fora de Gotham City, não revelando o que fez e onde esteve. O início da trama se dá com um contraste entre Wayne e o tenente Jim Gordon recém-contratado pelo Departamento de Polícia, o primeiro retornando de avião e sendo recepcionado pela mídia, e o segundo chegando de metrô lotado ao seu novo local de trabalho e se encontrando com seu colega o detetive Flass. 

Em sua primeira missão o Homem-Morcego demonstra ímpeto e descuido, pois não possui experiência em lidar com criminosos, por meio de intimidação, técnicas de luta, e equipamentos, salva vidas e arrisca-se em várias situações. Jim é investigador em uma instituição acusada de corrupção, fato divulgado pelo telejornal, e ao perceber o abuso de poder dos seus colegas e líderes, mantém-se honesto e determinado na função, quando, sua esposa é ameaçada age cuidadosa e efetivamente contra os agressores, e por ordens do comissário Gillian Loeb, ele lidera as buscas contra o vigilante.  










Com Gordon, os autores contrastam Batman, já, com Selina Kyle a Mulher-Gato acontece um alinhamento. Ela, e o herói são os únicos a vestirem uma roupa à noite e saírem pulando e escalando prédios, porém, suas vontades e motivações são opostas, ele tem a necessidade de combater o crime e ela praticar. Sendo da classe dos marginalizados e garota de programa, seu arco mostra o sofrimento dos grupos que mais sofrem a degradação da cidade, ser a Mulher-Gato é atender "o chamado" para fugir da sua realidade, assim como, para Wayne é o morcego invasor de sua mansão quem lhe avisa.   


A pintora Lewis apresenta a decadência de Gotham City, suja e hostil, a combinação de preto e cinza representam casas e prédios abandonados, empresas falidas, e tons de vermelho, na sirene da viatura policial, roupas e objetos, no céu ao amanhecer do dia, visualmente, a ideia que se tem é de mistério e violência em zona urbana. O roteiro de Miller é direto, sagaz, irônico, divertindo bastante o leitor, e a linguagem possui informalidade, como, redução de palavras, atribuindo mais personalidade à produção. Quanto ao design, certamente, é um grande desafio delinear todos os traços de forma a criar cenas de ação coerentes, e teve algumas especificas que não admirei, entretanto, Mazzucchelli garante um nível bom de desenho entregando ilustrações empolgantes, e vertendo o olhar do leitor em diversas situações modificando a perspectiva dos personagens.



Essa edição vem com estudos de personagem, esboços e roteiros originais, despertando a curiosidade do leitor."Ano Um" é uma narrativa verossímil de um super-herói símbolo, de modo eficaz e dinâmico, seus autores desenvolvem uma abordagem com argumentos embasados na realidade para renovar o protagonista e seu cânone, aceitando seu passado sem cair no maniqueísmo. Textos verbais e visuais se convergem produzindo uma história focada na relação do personagem com o mundo, usufruindo, entretendo e testando as possibilidades da arte, cuja ideia, além de agradar, é humanizar.     


Sugestão de leitura: Crítica - O Cavaleiro das Trevas

 

   




Ficha técnica do livro/ HQ  


País de origem: Estados Unidos


Nome: Batman - Ano Um  


Autor: Frank Miller, David Mazzucchelli, Richmond Lewis


Editora original: DC Comics


Ano da publicação original: 1986


Editora no Brasil: Panini Brasil


Tradução: Jotapê Martins, Helcio de Carvalho


Ano de publicação: 2011


Páginas: 148






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.