Translate

sábado, 22 de abril de 2023

CRÍTICA| A GAROTA DA CASA AO LADO, DE JACK KETCHUM 

Um horror real, baseado em um crime real


Por Victor Hugo Sigoli de Campos

Data: 23/03/2023



O livro é protagonizado por David Moran relatando e refletindo sobre uma sequência de fatos que levaram ao assassinato de Megan Loughlin, e seu envolvimento na morte dela. Passando-se em Virgínia do Oeste, na comunidade de West Maple, no verão de 1958 Meg (14 anos) e Susan perdem o pai e a mãe em acidente de carro e são obrigadas a morar com a tia, Ruth Chandler e seus filhos, Donald e Willie Junior (ambos 13 anos) e Ralphie (10 anos). David (12 anos) é o melhor amigo de Donny, visita com frequência ele e sua família, pois, são vizinhos. A casa dos Chandler ilustrada abaixo, uma típica casa de classe média dos Estados Unidos.    




Trecho da parte 1 - capítulo 1 - página 27 – 28: “Tenho 41 anos agora. Nascido em 1946, exatos dezessete meses depois de lançarmos a bomba sobre Hiroshima. Matisse tinha acabado de fazer 80 anos. Eu ganho 150 mil por ano, trabalhando no pregão em Wall Street. Dois casamentos, sem filhos. Uma casa em Rye e um apartamento da empresa na cidade. Eu ando em limusines para ir à maior parte dos lugares, mas em Rye dirijo uma Mercedes azul.  

Pode ser que eu esteja prestes a me casar novamente. A mulher que eu amo não sabe do que estou escrevendo aqui – nem minhas outras esposas tinham conhecimento de nada disso – e eu realmente não sei se algum dia pretendo contar a ela. Por que eu deveria fazer uma coisa dessas? Sou bem-sucedido, calmo, generoso, um amante diligente e atencioso.   

E nada na minha vida esteve certo desde o verão de 1958, quando Ruth, Donny, Willie e o restante de todos nós conhecemos Meg Loughlin e a irmã Susan”.    

  

Ao fim da avenida Laurel há uma floresta com uma mata escura e um riacho conhecido como a Grande Pedra, onde Dave e Meg se conhecem quando estão brincando na margem. Por baixo dessa visão encantadora se esconde uma verdade terrível, revelando-se aos poucos ao leitor. David não participa, no entanto, presencia e não fala a ninguém os acontecimentos, assim como, todos os moradores do bairro também sabem.  

 




Trecho da parte 2 - capítulo 9 - página 84 – 85: “O rosto de Ruth parecia muito cansado. Como se o arroubo de fúria tivesse sido tão forte a ponto de drená-la. Ou talvez o que eu estivesse vendo fosse apenas um pedaço de alguma coisa, de algo maior, alguma coisa que vinha acontecendo sem ser notada por mim já fazia um tempinho, e isso era exatamente como um tipo de crescendo em um disco.  

No entanto, a outra coisa que eu vi foi o que me deixou abalado até hoje, o que me deixou confuso. Até mesmo naquela época, isso me levou a pensar.  

Logo antes de me jogar para atrás, quando Ruth se virou, parecendo magricela e cansada, com a mão no ombro de Susan. Apenas naquele instante, enquanto ela se virava.  

Eu poderia jurar que ela estava chorando também.  

 

E minha pergunta: é por quem?” .

 

 

O período pós Segunda Guerra Mundial é “pano de fundo”, pois, nessa época os Estados Unidos se consolidaram como a maior potência mundial, logo, as pessoas que sofreram por causa do conflito ficaram traumatizadas psicologicamente, o bunker construído por - William James Chandler o ex-marido de Ruth, que abandonou ela e os filhos - simboliza os medos criados pelo conflito influenciando a sociedade, também, humanizando personagens problemáticos. Ruth manipula seus filhos contra a sobrinha, usando o interesse sexual deles por ela...Humilham, agridem e torturam Meghan no esconderijo, enquanto, ela se interpõe, corajosamente, entre eles e a irmã, para defendê-la. Baseado em um caso real A Garota da Casa ao Lado: a história, o livro e o filme | DarkBlog | DarkSide Books, a experiência se torna, ainda mais perturbadora, naturalmente, nos inserimos na história.

 

Dave fala sobre o dilema ao qual esteve envolvido, entre denunciar o crime, ou omiti-lo, após 41 anos da tragédia, lembra-se dos arrependimentos, insegurança, dor, e as consequências que afetam seus relacionamentos, pois, é incapaz de sustentar um casamento, e precisa revelar ao leitor essa história e seus sentimentos para superar seu trauma e seguir com sua vida. Prevalece a voz do narrador-personagem, afinal, ele sabe todos os fatos, ainda assim, é bastante questionável sua honestidade, vide o seu envolvimento. Compreendo como um erro a parte 5, pois, é incoerente e Ketchum extenua a experiência, mesmo assim, o texto e temáticas fazem a leitura valer muito a pena, sua escrita é intensa e os diálogos são diretos e ásperos, abordando com intimismo e crueza a terrível realidade. 

   

Ficha técnica do livro/ HQ  


País de origem: Estados Unidos


Nome: A Garota da Casa ao Lado  


Autor: Jack Ketchum 


Editora original: Lány agave 


Data original de publicação: 1989 


Editora no Brasil: Darkside Books 


Tradução: Ana Death Duarte  


Data de publicação: 2020 


Páginas: 279 




Um comentário:

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.