Translate

sábado, 9 de janeiro de 2021

CRÍTICA HQ | SANDMAN: PRELÚDIOS E NOTURNOS VOL. 1, DE NEIL GAIMAN E MIKE DRINGENBERG

    Escrita em 07/01/20 por Victor Hugo Sigoli de Campos


                            O início de uma jornada antropomórfica 

história em quadrinhos Sandman foi escrita em 1987 pelos autores ingleses, Neil Gaiman e ilustrada por Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Chris Bachalo, Michael Zulli, Kelley Jones, Charles Vess, Coleen Doran e Steve Parkhouse. O título é publicado pelo selo de títulos adultos da DC. Comics, a Vertigo, que criou séries como Hellblazer e Monstro do Pântano. À trama começa em 6 de junho na cidade de Wych Cross, Inglaterra, onde, os integrantes da sinistra organização chamada Ordem dos Antigos Mistérios tenta capturar à Deusa da Morte, mas não conseguem e apanham o Sonho.                                   

   

Fonte Google imagens 

O Deus do Sonho ou Morpheus governa o Sonhar, ou seja, o Mundo dos Sonhos, e suas obrigações são guardar às fronteiras entre às coisas, já que é possível que elementos do Sonhar escapem para o mundo dos humanos ou outras dimensões, e garantir que as pessoas sonhem os sonhos certos e os pesadelos ocorram como devem ser. Com Sonho aprisionado às consequências da sua ausência impacta o seu mundo, que entra em destruição, e também o homem, que sofre com a “doença do sono”. Sandman é dos Perpétuos, assim como, Delírio, Desejo, Desespero, Destino, Destruição e Morte são divindades que representam vários aspectos do universo da série. O roteiro de Gaiman é apoteótico e obscuro e combina terror, fantasia e super – heróis, com diversas referências que vão de fatos até Caim e Abel personalidades da Bíblia.

No primeiro volume somos apresentados ao reino do Senhor dos Sonhos, um ser que é místico e mágico (como na imagem abaixo), embora tenham muitas histórias a serem contadas nos arcos seguintes, creio que os autores poderiam ter mostrado Sandman agindo dentro dos sonhos dos humanos. 

                                                                                                         Fonte Google imagens

O foco deste arco é Morpheus em uma história e de todos os seus personagens com destaque para Roderick Burgess, Constantine, As Três Bruxas, Lúcifer, são bem desenvolvidos e influenciam efetivamente à história do protagonista. Acredito que na sequência os autores personificarão os outros deuses do universo de Gaiman, e colocando – os sempre em colisão com outros elementos e sempre despertando perspectivas nos leitores.               

 

                  

Para visualizar imagens de Sandman, clicar no link do site aminoapps: Sandman:Prelúdios e Noturnos | Comics Português Amino (aminoapps.com)


         

Ficha Técnica

Nome: Sandman: Prelúdios e Noturnos Vol. 1 

Autor: Neil Gaiman, Sam Kieth, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Chris Bachalo, Michael Zulli, Kelley Jones, Charles Vess, Coleen Doran e Steve Parkhouse

Editora: Vertigo/ Pixel

Número de páginas: 132


                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.