Translate

sábado, 25 de junho de 2022

CRÍTICA | O DESPERTAR: PARTE UM, DE SCOTT SNYDER, SEAN MURPHY E MATT HOLLINGSWORTH

                               Horror e mistérios no fundo do mar                                        

                                        Escrita em 08/06/2022 por Victor Hugo Sigoli de Campos


história em quadrinhos da Vertigo/ DC Comics abarca meio ambiente e destruição da humanidade, o roteirista Scott Snyder insere elementos de horror na temática de ficção científica. A doutora Lee Archer estuda cetologia – estudo dos mamíferos marinhos – é convidada por Astor Cruz pesquisador-chefe da Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera para investigar sons misteriosos detectados na encosta sul do Alasca. Cruz promete ajudar Lee recuperar a tutela do filho, e a convence embarcar na missão. 

Ao chegar na base, a protagonista deverá trabalhar em equipe, com Bob Wainright, do mesmo campo de estudo, Dr. Marin professor de folclore e mitologia na Universidade Brown, Leonard Meeker,  engenheiro e arquiteto oceânico, e a capitã Mackelmay. Os pesquisadores descobrem a relação de baleias e golfinhos com o monstro, ademais, análises sobre animais marinhos e o mito sobre sereias desvendam segredos. Em flashbacks, vemos à chegada de “seres estranhos” na Terra, em flashforwards, vemos a humanidade sendo destruída por tsunamis, a história transmite a ideia de ciclo, porém, o argumento é de que as ações humanas estão levando ao fim do mundo.

Os desenhos são de Sean Murphy e focados nos personagens e suas interações com o ambiente, os rostos que por vezes assumem o formato de figuras geométricas, dão a impressão de brutalidade à narrativa, agravando o seu aspecto caricato. Animais, trajes, mar, plataforma submarina, maquinário, possuem designs detalhados, gerando a sensação de verossimilhança.

O artista digital Matt Hollingsworth criou as paletas de cores da hq, o azul está presente nas salas do submarino e na água, suscitando a sensação de frieza e solidão, combinando a cor com os locais fechados, já, a criatura com seus olhos maus e vazios é uma predadora implacável. O enredo se desenvolve de forma abrupta, incorrendo na nulidade do clímax.     

Com diversidade, representatividade e liderança femininos, e questões sobre o futuro do mundo, a história mostra-se muito atual. Os autores casam com dinamismo, ficção científica e terror.    
















Ficha Técnica da HQ 

País de origem: Estados Unidos 

Nome: O Despertar 



             

                                                                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.