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sábado, 26 de novembro de 2022

ARTIGO| A FASCINANTE EXPERIÊNCIA DE LER SIN CITY

                                             A arte em quadrinhos


                        Autor: Victor Hugo            data: 26/11/2022   

Sin City é uma série em quadrinhos produzida por Frank Miller, lançada na década de 1990 nos Estados Unidos, saindo na editora Dark Horse. No Brasil, pela Globo, Pandorga Books, e Devir. 

Partindo de uma proposta visual impactante, o leitor conhece Basin City uma cidade apresentada com elementos noir, narração em primeira pessoa, anti-heróis, mistérios, e uso da técnica artística chiaroscuro, enfatizando cenas de lascívia, mistério e violência, aspectos que podem ser percebidos também pelos títulos. Inspirada em livros do escritor Mickey Spillane; e Alack Sinner: A Era da Inocência, de José Muñoz e Carlos Sampayo. Durante os treze volumes, o autor apresenta Marv, Dwight McCarthy, Gail, John Hartigan, Goldie, Wendy, Roark Jr, Kevin, Ava Lord, Manute, Jack Rafferty, Cardeal Patrick Henry.

Frank fez seu primeiro trabalho na DC Comics em 1983, no decorrer de sua trajetória na Marvel, com a graphic novel solo Ronin, história de samurais aclamada pela crítica. Em 1990 fez Hard Boiled e Liberdade, e um ano depois nascia Sin City, seu maior projeto fora do universo dos super-heróis. O autor criou um conceito que subsiste em função das caricaturas, colocando o leitor em contextos com personagens e situações diferentes que foram se expandindo, conforme, os novos capítulos eram desenvolvidos. "Lobos solitários", femmes fatales, policiais, políticos, gangues de rua, máfias, são os formidáveis indivíduos criados por Miller.      

                                              

                                                                             Conheça as histórias de Sin City










A Cidade do Pecado (The Hard Goodbye, 1991-1992): É o primeiro capítulo da série, protagonizado por Marv, um brutamontes que conhece e se apaixona por Goldie, que depois aparece morta na sua cama, motivando-o a desvendar e vingar à sua morte. 









A Dama Fatal (A Dame to Kill For, 1993-1994):
Dwight é o protagonista deste volume, leva a vida fazendo freelancers, até que a ex-namorada, Ava Lord, ressurge em sua vida implorando ajuda, por causa, de um marido violento. Violência e sedução definem o tom da narrativa. Venceu o prêmio Will Eisner de “Melhor Minissérie” de 1995.     





A Dama de Vermelho (The Babe Wore Red and The Other Storie, 1994): Uma antologia com três contos.

       E Atrás da Porta Número Três (And Behind Door Number Three, 1994): Gail é líder da gangue das prostitutas, que dominam a região “Cidade Velha” em Sin City, e está investigando misteriosos assassinatos a facadas.

        O Cliente Tem Sempre Razão (The Customer Is Always Right, 1994): Dois personagens anônimos se encontram no terraço de um prédio, numa noite chuvosa. Aparentemente estranhos um para o outro, eles têm alguma coisa em comum, um débito que deverá ser quitado. 

        A Dama de Vermelho (The Babe Wore Red, 1994): Dwight recebe um telefonema de seu amigo Fargo, porém ele aparece morto horas depois. Para desvendar esse mistério o protagonista deverá confrontar uma mulher e dois assassinos. 







Noite de Paz (Silent Night, 1994): É noite e neva em Sin City. Marv está à procura de alguém e, seu caminho cruza com o de três assassinos. 












A Grande Matança (The Big Fat Kill, 1994-1995): O policial Jack Rafferty entra na “Cidade Velha” e ataca integrantes da gangue das prostitutas, levando ao conflito, entre policiais e as dominadoras do bairro aliadas a Dwight McCarthy. Venceu o Eisner de “Melhor Minissérie” em 1996.





Aquele Bastardo Amarelo (That Yellow Bastard, 1996): Um dia antes de se aposentar, John Hartigan o último policial honesto de Sin City recebe a última missão, prender Roark Jr. por sequestrar uma menina, Nancy Callahan com quem desenvolve uma profunda relação. 





A Garotinha do Papai (The Daddy's Girl, 1996): A personagem central é uma "femme fatale" envolvida em um triângulo amoroso. 





Perdida, Sozinha e Mortal (Lost, lonely and Mortal, 1996): Reunião de três histórias da série Sin City. 

Perdida, Sozinha e Mortal (Lost, Lonely and Mortal, 1996): Um assassinato e dois capangas tentando se livrar do cadáver. 

Ratos (Rats, 1996): Mostra a reflexão de um homem perseguido por “ratos”.

 Olhos Azuis (Blue Eyes, 1996): Um homem que está sendo perseguido se esconde em um bar de Sin City, onde tem um reencontro inesperado.     





Sexo e Violência (Sex and Violence, 1997): Um homem está dirigindo sem rumo na chuva, e encontra Delia inconsciente na estrada. Texto e visual dialogam forma envolvente na história. 

 




Apenas Outra Noite de Sábado (Just Another Saturday Night, 1997): O valentão Marv se envolve em uma grande confusão, sem se lembrar como ou porque acorda em meio a carros acidentados e muitos corpos. Ele acende o cigarro de um dos defuntos e as lembranças começam a fluir...






Noite da Vingança (Family Values, 1997): Criminosos da máfia cometem um crime terrível em Sin City. Dwight e a samurai Miho perseguem e confrontam os assassinos. 





Balas, Garotas e Bebidas (Bullets, Girls and Drinks, 1994-1997): Uma coletânea de pequenas histórias envolvendo Marv, Dwight, as moradoras da Cidade Velha, entre outros, nas ruas e becos escuros de Sin City. 




De Volta ao Inferno (Hell and Back, 1999 – 2000):  Wallace é um herói de guerra e está de volta à cidade, tentando levar a vida como ilustrador. Ele conhece e se apaixona por uma moça chamada Esther, porém, ela é raptada, ao decidir salvá-la é envolvido em uma misteriosa trama. 

















 













Os já comentados protagonistas de Sin City seguem seus próprios princípios e objetivos, é esse o fator que avança o enredo...São capazes de atitudes de ruins com objetivos que consideram bons, é a ideia de que os fins justificam os meios em um visual preto e branco, ironia do autor. Violência e sensualidade são marcas dessas narrativas, ilustradas com seleções de desenhos dignos de álbuns, proporcionando empolgação, questionamento, nos fazendo acreditar em uma ideia que pode estar errada. 

A cada volume trouxe personagens antigos, e insere novos, aborda seus arcos mostrando mais sobre suas vidas, motivações e desafios, a maioria das histórias são protagonizadas por homens, e as mulheres são grandes orquestradoras de reviravoltas. Os desenhos de objetos, carros, roupas, cenas de ação, são impecáveis, rostos e corpos, possuem volumes, movimentos, marcas, cicatrizes, pelos, o olhar de cada um dos indivíduos demonstra intenção e sentimento, quando lhes adiciona cor - vermelho, azul, amarelo - está incorporando uma nova mensagem na cena. O roteiro de Miller tem linguagem informal, e estamos lendo contos de cotidiano sobre os indivíduos dessa perigosa e intensa cidade.





                                                

Sin City foi adaptada para o cinema em 2005 e 2014, a primeira fascinante, dirigida por Robert Rodríguez, à qual se referiu como "tradução" por ser fiel ao formato concebida por Miller, a segunda interessante e trouxe histórias inéditas. Visualmente a experiência nos remete ao cinema em preto e branco, justificando, porque as hqs são pouco conhecidas, assim como, os filmes. 

Começou a ser publicada no mesmo ano que A Morte do Superman chegou às bancas, cujas vendas foram dois milhões de cópias, só na pré-venda, mesmo que, na época o mercado de quadrinhos era dominado pelos super-heróis a Dark Horse venceu dois prêmios de "Melhor Minissérie", cifrando Sin City como a obra mais expoente da estética noir, e um reduto artístico atraente e inspirador.

                     Clique para baixar e ler Sin City

                                    Conheça à trilha sonora

                                 Veja o main menu do DVD
 
















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