Translate

quinta-feira, 18 de junho de 2020

CRÍTICA | REALIDADES ADAPTADAS, DE PHILIP K. DICK

                Contos que questionam a essência do ser humano 

Escrita em 31/12/2019 por Victor Hugo Sigoli de Campos 


O livro “Realidades Adaptadas”, lançado pela editora Aleph em 2012 compila os contos do escritor norte-americano Philip K. Dick, publicados pela primeira vez entre 1952 e 1954, pelas revistas de ficção científica, Space Science Fiction, Astounding, Imagination e If. Ao lermos somos levados a uma sequência de histórias, a primeira se passa em Marte e é protagonizada por um agente, a segunda por um militar numa guerra nuclear, entre outras. Em todas, o ser humano e tecnologia se envolvem intensamente.                                                                                                                                
Foi a primeira vez que li e posso dizer que a escrita do autor é objetiva e sempre carregada de mistérios a ponto de conseguir por o leitor em dúvida sobre o que é ser humano e o que é robô, uma impressão que tive em todas as histórias era de que haveria desdobramentos inesperados, logo, muitos questionamentos. Dick se inspirou em autores consagrados do gênero de ficção científica da década de 30 e 40, como Olaf Stapledon, que escreveu “Odd John”, livro sobre um super-homem psiônico que vem à terra para subjugar à humanidade, e Alfred E. Van Vogt, autor de “Slan”, cujo tema é uma comunidade de pessoas com superpoderes que são perseguidas pelas pessoas normais. Compreendo que alguns acontecimentos históricos também podem ter influenciado suas histórias, como à substituição dos trabalhadores por máquinas dentro das fábricas durante o período da Segunda Revolução Industrial e na evolução tecnológica que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.                                                                                                                            

O compilado que contém sete contos é também um convite para à leitura de seus outros livros para aqueles que não o conhecem, e uma homenagem para os leitores que já o conheciam. Um livro que se apropria de fatos e elementos do passado e do presente para visualizar o futuro, onde, à realidade em que o ser humano está é questionada tanto quanto à sua própria essência.

 

Ficha Técnica 

Nome: Realidades Adaptadas 

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph 

Número de páginas: 302



                              

     

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.

Curta. Compartilhe. Inscreva-se.